.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Não sois do mundo - Claretianos

Sábado, 24 de maio de 2014
5ª Semana da Páscoa
Santos do Dia:Afra de Brescia (virgem, mártir), Davi I (rei da Escócia), Donaciano e Rogaciano (mártires de Nantes), Geralddo de Lunel (franciscano terciário), Joana de Cusa (viúva, citada por Lc 8,3; 24,10), Manaém (profeta, citado em At 13,1), Melécio e duzentos e cinquenta soldados (mártires na Galácia), Nicetas de Pereaslav (mártir), Patrício de Bayeux (bispo), Robustiano de Milão (mártir), Vicente do Porto (mártir), Vicente de Lérins (monge), Zoel, Servílio, Félix, Silvano e Dioclécio (mártires de Ístria).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 16, 1-10.
Vem à Macedônia e ajuda-nos!
Salmo responsorial: 99, 2-3.5.
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Evangelho: João 15, 18-21.
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.
O Evangelho de João se refere ao mundo como o lugar das forças opostas a Jesus, em especial o império romano e os dirigentes religiosos e políticos de Israel. A advertência de Jesus alude ao que foi e será sua própria experiência: ódio, perseguições, morte. Se os discípulos são coerentes com os ensinamentos do Mestre, terão as mesmas consequências e devem estar preparados para assumi-las em cada passo de sua experiência missionaria.
O ódio por parte do mundo ou dos poderosos é previsível quando o amor abre caminhos para a justiça e a paz. Não é fácil a aceitação do Evangelho por parte do mundo, especialmente por quem defende interesses egoístas, opostos aos do Reino. Se de algum modo obtemos a aprovação de sistemas políticos e econômicos, opostos ao projeto de Jesus, devemos questionar se nosso testemunho, nosso anúncio missionário e profético, é verdadeiramente fiel ao evangelho e às exigências do Reino.

Pode acontecer que nosso testemunho esteja perdendo a força transformadora que deveria ter e converter-nos em uma comunidade aguada que se perdeu na comodidade, na indiferença, na preguiça e em todas aquelas atitudes sem sabor de evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário