.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O sinal da Cruz de Jesus foi gravado no nosso coração-Helena Serpa

COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA UM NOVO CAMINHO
ROTEIRO PARA REFLEXÃO COM A PALAVRA na semana de
03 a 09/01/2017

 




09/01/2017 – O BATISMO DE JESUS  - 1ª. leitura –  Isaías 42, 1-4.6-7 – “somos servos e servas de Jesus”
Isaías profetiza sobre o Servo, eleito, escolhido, no qual o Pai pôs toda a Sua alegria, e que possui a plenitude do Espírito Santo. Esta profecia se cumpriu em Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, no entanto, nós, que fomos batizados (as) no Seu Sangue e Dele recebemos também o Espírito que nos santifica e nos ensina a seguir os Seus passos, podemos também nos considerar servos e servas eleitos e fieis. O servo fiel não clama, isto é, não brada nem esbraveja pelas ruas, não escandaliza as pessoas, mas usa de sabedoria e mansidão para não apagar a chama da fé que ainda existe no meio do povo. Da mesma forma, o servo que imita a Jesus Cristo tem o cuidado para não “quebrar uma cana rachada”, isto é, não romper relacionamentos nem decepcionar os que estão marcados e feridos pela vida. Pelo contrário, o servo ou a serva, eleitos, promovem a paz e a justiça e lutam pela concretização do Plano de Deus para a vida dos irmãos. Somos chamados (as) a ser fiéis à nossa condição de filhos e filhas de Deus, e também, constituídos (as) como aliança do povo e luz das nações para abrir os olhos dos cegos e tirar os cativos da prisão. Onde nós nos encontrarmos, na família, no trabalho, na sociedade, na comunidade teremos a missão de Jesus Cristo, o Servo perfeito que tudo fazia por amor.   – Você acha que foi escolhido (a) também para ser servo (a)? – Você tem sido pedra de tropeço para alguém? – Como tem sido o seu testemunho de cristão (ã)? – Você faz as “coisas” por amor ou por obrigação?

Salmo 28 – “Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!”
Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.



Evangelho - Mateus 3, 13-17- “o sinal da Cruz de Jesus foi gravado no nosso coração ”
Em Jesus não havia pecado algum, por esta razão Ele não precisaria ter sido batizado. No entanto, Ele mesmo fez questão de ser batizado por João para que se cumprisse toda a justiça de que falam as Escrituras. Logo após ter sido imerso nas águas do rio Jordão, a voz do Pai se fez ouvir e o Espírito Santo se manifestou em forma de pomba, e assim se confirmou a filiação divina de Jesus: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.  Meditando sobre o Batismo de Jesus nós também podemos refletir sobre o nosso próprio Batismo, quando o Espírito Santo veio plenificar o nosso ser e a voz do Pai do céu também confirmou que, em Jesus, somos filhos e filhas amados. Fará toda diferença na nossa vida, a certeza de que a nossa adoção como filhos e filhas do Pai que está nos céus foi assinada com o sangue do Seu próprio Filho. Na hora do nosso Batismo, nós somos inseridos no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e recebemos a vida nova do Espírito Santo, que também manifesta a Sua ação e nos revela o Seu grande amor. Por isso, Jesus quis ser batizado. Podemos imaginar o que aconteceu dentro da nossa alma, no mais profundo do nosso ser no momento em que fomos imersos (as) nas águas do Batismo. A voz do Pai se declarou a nosso favor e o sinal da Cruz de Jesus foi gravado no nosso coração. Nunca poderemos esquecer de que somos filhos e filhas amados de Deus Pai, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, por isso, temos direito à herança do reino dos céus. Em nós se encontram as riquezas do Espírito Santo, que são dons, virtudes, armas preciosas para vencermos a luta do nosso dia a dia aqui na terra. Somos herdeiros (as) das promessas de Deus e o Seu Amor Eterno também jorra como fonte no nosso coração. Por mais que o mundo queira nos desestabilizar e confundir, sempre teremos uma chance de restauração e, mesmo passando pelo sofrimento da cruz nós temos em nós as marcas da Ressurreição de Jesus. Como seria bom que todos os dias nós nos lembrássemos disso! No Batismo nós recebemos um diamante que precisa sempre ser polido e esmerado para que não se suje nas artimanhas do inimigo. Peçamos ao Espírito Santo que faça em nós essa obra e nos purifique de todo pecado para que possamos escutar a voz que vem do céu: “este é o meu filho amado, esta é a minha filha muito amada”.– Você já se apossou da herança que tem direito por justiça? – Imagine como terá sido o momento do seu Batismo e ouça a voz acolhedora do Pai.


4 comentários:

Anônimo disse...

NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO INTEIRO ,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU E POR TUDO QUE TENHO,QUE NOSSA HUMANIDADE DEIXE DE FASER O MAL E FAÇA O BEM SEM DEMORA AMEM

Jose Maria Nascimento disse...

Obrigado meu Deus, obrigado Helena !!!

Mariano Silveira disse...

DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

Anônimo disse...

Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

Postar um comentário