.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Só Jesus é Mestre e Senhor-Helena Serpa

26/08/2017 - Sábado XX semana do tempo comum – Rute 2, 1-3.8-11;4,13-17 – “fidelidade à aliança de amor ”
Prosseguindo com a história de Rute, nós podemos avaliar que o plano de Deus acontece na vida de todos os que são submissos à Sua vontade e fieis aos Seus ensinamentos. Rute não fazia parte do povo de Israel, mas nela foi gerado um filho que seria progenitor do rei Davi. A sua fidelidade à aliança de amor com o seu marido a fez ser coerente e não abandonar a sua sogra mesmo sem saber o que lhe viria a acontecer. Ela tinha todos os motivos para ter se prendido às suas raízes tentando recuperar o seu passado, murmurando pela viuvez e lamentando o seu infortúnio. No entanto, ela conseguiu confiar e seguir adiante acolhendo o Deus do seu marido como Senhor da sua vida. Assim, ela foi recompensada pela fidelidade ao amor. Nela foi gerado o avô do rei Davi, da tribo de Judá, de onde viria também Jesus Cristo, o Salvador da humanidade.
Precisamos refletir muito nas nossas ações e reações diante das circunstâncias da nossa vida para não tomarmos decisões precipitadas sem ponderar e perceber o que o Senhor quer nos mostrar. Quantas vezes nós desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá de seguirmos em frente e abraçarmos o plano de felicidade que Ele tem para nossa vida, por causa da pressa ou mesmo por cegueira. O Senhor tem um projeto de vida para cada um dos seus filhos. Ele também nos chama para gerar frutos bons e eficazes para o Seu reino de amor. No entanto, isso só será possível se também conseguirmos ser fiéis às alianças que fazemos com as pessoas em nome do amor de Deus. – Você tem percebido o projeto de Deus para a sua vida, mesmo quando as coisas estão desarrumadas? – Você é fiel às pessoas com as quais faz aliança? – Você é uma pessoa leal aos seus amigos (as) ou por qualquer motivo os (as) abandona?

Salmo 127 – “Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor!”
A fidelidade ao Senhor é sinal de temor, isto é, de respeito e admiração. Quando trilhamos os caminhos do Senhor e somos fiéis a Seus ensinamentos nós recebemos a recompensa de uma vida feliz. As evidências são claras no trabalho, na família e as bênçãos de Deus são prodigiosas. Essa fidelidade se expressa por meio do nosso zelo e carinho com os nossos irmãos e irmãs. Quem diz que respeita o Senhor deve respeito também ao seu próximo.


Evangelho – Mateus 23, 1-12 – “Só Jesus é Mestre e Senhor”
Jesus ensina-nos a ter coerência entre as nossas palavras e atitudes. Precisamos ter consciência de que conseguiremos atrair as pessoas muito mais com o nosso testemunho de vida do que mesmo com bonitas palavras e longas preleções. Por isso, Ele criticava os mestres da lei e os fariseus pelo contra testemunho que davam diante das pessoas de quem eles cobravam o cumprimento de regras e preceitos que eles mesmos não conseguiam cumprir. Diante do que Jesus nos ensina, precisamos ter firmeza nas nossas ações quando cobramos ou exigimos dos outros que reconheçam a nossa autoridade.  A nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Todo aquele (a) que ensina porque vive e dá conselhos, porque pratica tem autoridade. Com efeito, possui autoridade para interpretar a lei de Deus, quem a vivencia e a tem gravada em seu coração e, consequentemente, em suas mãos, isto é, nas suas atitudes. Precisamos estar conscientes também de que não somos mestres nem guias, não temos em nós a verdade absoluta nem o conhecimento de todos os mistérios. Só Jesus é Mestre e Senhor, só Ele é a Verdade, é n’Ele que nós nos apoiamos para, como irmãos e irmãs, cumprir com o dever de ensinar, de exortar, de aconselhar às pessoas a quem orientamos. No entanto, isto só se torna legítimo, quando o fazemos como serviço, com humildade e responsabilidade, na unção do Espírito Santo, e não somente para aparecer. – O que você tem aconselhado aos seus amigos e amigas é o mesmo que você tem feito? – Você sente-se responsável pelo crescimento e melhoria de alguém? – O seu testemunho de vida serve de parâmetro para as pessoas que convivem com você? 


3 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento26 de agosto de 2017 às 04:12

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    SANTA MARIA, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir