.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de outubro de 2017

“QUEM É MAIOR NO REINO DOS CÉUS?” – Olivia Coutinho.

 
Dia 02 de Outubro de 2017
 
Evangelho de Mt 18,1-5.10.
 
A todo instante, Jesus nos chama a sermos construtores de  um mundo melhor, a sermos promotores da vida, esvaziando de nós mesmos, para elevar o outro!  Para atendermos a este chamado de Jesus, precisamos em primeiro lugar, nos despir das nossas vaidades, das  nossas manias de grandezas, ter um coração puro, como o coração de uma criança!
Em toda a sua trajetória terrena, Jesus  foi itinerante, Ele não tinha sequer um lugar para recostar a cabeça, identificando-se com os pobres, uma identificação, que vem lá do seu nascimento. Jesus nasceu pobre, e foi para os podres que Ele dirigiu o seu primeiro olhar, para os pastores, pessoas simples que nem eram reconhecidas pela a sociedade, mas que se tornaram grandes aos olhos de Deus. Eles foram os primeiros a acolher Jesus e a anunciar o seu nascimento!
Jesus está sempre a nos revelar a sua  predileção pelos os pequeninos,  e quem são estes pequeninos a quem Ele se refere? Não são somente as crianças, são todos aqueles que o mundo despreza, quem é pequeno aos olhos do mundo, é grande aos olhos de Deus!
No evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a refletir, os discípulos perguntaram  a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, se não converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no reino dos céus”. Com essas palavras, Jesus repreende os discípulos, censurando sua mania de grandeza. 
Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino, eles deram espaço para que a vaidade crescesse neles. Na visão deles, o seguimento a Jesus, traduzia em realização pessoal, tanto é, que quando Jesus lhes revelou o desfecho da sua trajetória terrena, eles se inquietaram discutindo entre si, qual deles seria o maior, quem ocuparia o lugar do Mestre.
Embora  convivendo diretamente com Jesus, os discípulos  ainda não haviam entendido o seu messianismo, continuavam presos à mentalidade egoística do mundo. A grande preocupação deles, não era com a promoção da vida do outro, e sim, com a promoção pessoal.
Quando deixamos de viver de forma simples, é sinal de que já fomos pegos, pelo o grande  mal, da vaidade.  A vaidade distorce a nossa imagem e semelhança de Deus, nos torna artificiais, nos faz passar uma imagem falsa de nós, com a finalidade de impressionar o outro, de nos aparentar grandes.
Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, mais vamos  valorizando o que é simples,  aprendendo a viver, do jeito que Jesus  viveu.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Sugiro fazer a correção da palavra "podres" que saiu erroneamente no lugar de "pobre".
    Belíssima reflexão!
    Fiquemos na paz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Foi um erro na digitação, não tem como eu corrigi-lo, só poderá fazer isso, o administrador do blog. Peço desculpa aos leitores; Olívia Coutinho

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir