.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Permanecer perto do Jesus-Helena Serpa

18 DE JANEIRO DE 2018 - 5ª. FEIRA DA 2ª. SEMANA DO
TEMPO COMUM - 1a Leitura I
Sam 18,6-9;19,1-7

- “quando a inveja faz festa no nosso coração”
Saul não gostou do sucesso de David e de como a sua vitória sobre o Golias atraiu para ele a atenção das mulheres de todas as cidades de Israel que saíram dançando e cantando alegremente para apregoar o seu grande feito.  Desde então o sentimento de inveja entrou no coração de Saul e ele começou a sua perseguição contra aquele que colocou em risco a sua própria vida para defendê-lo da mão do filisteu. Diante de Deus e sob a Luz do Espírito Santo nós também precisamos nos colocar para examinar a nossa consciência e pedir perdão pelas vezes em que, nos sentindo ameaçados pelo sucesso das outras pessoas, começamos a invejá-las. Por causa da nossa fragilidade humana, muitas vezes as conquistas das outras pessoas nos levam também a invejá-las e até a tramar contra elas no nosso coração.  A verdade, porém, consiste em que, quando nos sentimos incapazes de alguma proeza e observamos que outras pessoas são mais preparadas que nós, as olhamos com olhos de crítica e de despeito. Não sabemos nem as elogiar, o sucesso delas nos incomoda porque é um atestado da nossa incapacidade. Entretanto, o que precisaríamos fazer era ser gratos a Deus pelo sucesso dos nossos irmãos e irmãs e pedir a Ele que também nos capacite para algumas coisas que ainda não conseguimos conquistar. Só Deus poderá nos ajudar a vencer as nossas limitações e quanto mais nos congratularmos com a prosperidade do nosso próximo mais abertura daremos ao Senhor para trabalhar nas nossas áreas improdutivas. – Você costuma se alegrar com o sucesso das outras pessoas? – Você olha para elas com olhos de aprovação ou de crítica? – Você reconhece que a inveja tem feito festa no seu coração? – Você tem inveja de alguém que conseguiu alguma coisa que não chegou para você? – Você já pediu ao Senhor que o capacite? – Faça isso hoje e peça perdão pelo tempo perdido.

 

Salmo - Sl 55, 2-3. 9-10ab. 10c-11. 12-13 (R. 5bc)


R. É no Senhor que eu confio e nada temo.

 O salmo é a prece do homem que tem consciência de que recebe a proteção do Senhor, embora que os seus inimigos por isso, o invejem. Mesmo perseguido, oprimido e humilhado ele sabe que Deus está sempre perto e atento à sua oração. “É no Senhor que eu confio e nada temo”, “por isso, louvarei sua promessa e vos oferto um sacrifício de louvor”. Que esta seja a oração que os nossos lábios pronunciem em todos os momentos em que nos sentirmos acossados.

Evangelho - Mc 3,7-12 - “permanecer perto do Jesus”

Sentindo-se sufocado pelo povo que o comprimia Jesus também algumas vezes fugiu da multidão que O perseguia. Aquele povo cercava Jesus e o seguia apenas para receber as coisas que Ele podia oferecer. Por causa disso Jesus pediu aos Seus discípulos uma barca a fim de que o povo não o esmagasse. Ele não se recusava a curar o povo e tinha compaixão da multidão, mas sabia distinguir a verdadeira necessidade de cada um. Hoje também, Jesus conhece os nossos corações e sabe das nossas intenções e de que espírito nós estamos imbuídos quando nos aproximamos Dele. Muitas vezes nós também perseguimos os milagres e prodígios de Deus e nos esquecemos de buscar o Deus que tem poder para nos transformar e nos libertar dos espíritos maus que nos induzem a ser egoístas, interesseiros, corruptos e ambiciosos. O espírito do mal está sempre a nos rondar, por isso, precisamos permanecer perto do Jesus Salvador não somente para receber benesses, mas para desfrutar da Sua presença libertadora que modifica a nossa mentalidade individualista e cobiçosa e dá um novo sentido para os nossos anseios, desejos e ideais. Dessa forma, Jesus poderá também nos pedir que Lhe providenciemos uma barca, no entanto, nos deixará ficar perto Dele para que aprendamos a nova maneira de ser um filho de Deus comprometido com o Seu Reino. Nós também temos autoridade para em Nome de Jesus e sob o Seu olhar colocar por terra todos os espíritos maus que nos perseguem. Jesus é o Senhor e tem poder sobre o mal! – Com que intuito você tem se aproximado de Jesus? – Você tem buscado a Deus por Ele ou pelos milagres que Ele realiza? – Os espíritos maus têm tido influência nas suas ações? – Quem poderá ajudá-lo (a)?  - Você tem procurado Jesus no lugar certo?



4 comentários:

  1. José Maria Nascimento18 de janeiro de 2018 às 02:44

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Que o espirito santo de Deus, haja a cada dia sobre nós, nos tornando mais comprometidos com o seu reino. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Precisamos buscar a Deus em espírito e em verdade

    ResponderExcluir