.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Só Deus sacia a nossa fome-Helena Serpa


10/02/2018 - SÁBADO DA 5ª. SEMANA - DO TEMPO COMUM  -  1ª. Leitura I Reis 12, 26-32;13,33-34 - “precisamos agradar a Deus e não aos homens”

Jeroboão, o jovem escolhido por Deus para ficar com a maior parte do reino de Israel, também foi infiel ao Senhor e aos Seus ensinamentos. Com medo de perder popularidade e querendo agradar aos homens para atraí-los, ele fez ídolos de ouro para que o povo os adorasse. Novamente, se manifesta a eterna infidelidade do homem diante de Deus. Qualquer um de nós está sujeito a cair nas mesmas faltas. Daí, tiramos a conclusão de que por natureza todos nós somos levados à infidelidade, e não medimos as consequências das nossas subversões. Salomão, rei cheio de sabedoria mudou as regras estabelecidas pelo próprio Deus, provocando a sua própria ruína e a do povo de sua casa. Nós também, muitas vezes, de acordo com a função que exercemos como dirigentes, nos tornamos infiéis porque olhamos mais para nós mesmos e para nossos interesses deixando de lado até os ensinamentos de Deus. O nosso serviço se torna um palanque para os nossos próprios “negócios”, por isso, queremos “simplorizar” até o próprio Deus manipulando-O à nossa maneira e desvirtuando a Sua Palavra. Esquecemo-nos de que Ele é o único Senhor que pode alimentar a fome do povo pelo qual temos responsabilidade. Um pastor pode levar o rebanho ao precipício, por causa das suas decisões precipitadas quando age movido pelo ciúme, inveja, despeito e por querer sobressair e aparecer. Com efeito, o nosso pecado leva também o povo a pecar.    Precisamos, portanto, ter o coração vigilante e  os olhos do espírito bem abertos e a Palavra do Senhor  no coração. - O que você é capaz de fazer para “agradar” as pessoas e conservar as amizades? - Quem você teme mais: a Deus ou aos homens? – Você tem trabalhado no reino de Deus mais para aparecer ou fazer com que Jesus apareça?    

 

Salmo 105, 6-7a. 19-20. 21-22 (R. 4a)

R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

E assim caminha a humanidade! De geração a geração é este o nosso brado: “pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios”. Tem sido assim desde Adão e Eva! Nós também construímos ídolos de barro e trocamos as sugestões de Deus pelas nossas próprias ideias. Esquecemos as maravilhas que o Amor de Deus realiza na nossa vida, por isso, precisamos retornar à casa do Pai e acolher a Sua misericórdia. “Lembrai-vos, ó Senhor, de mim!” A Casa do Pai é a vivência dos Seus mandamentos e dos Seus preceitos, os quais encontramos na Sua Palavra! A Casa do Pai é também o Sacramento da Confissão, onde Deus está pronto para nos perdoar e nos acolher.

 

Evangelho – Mc 8, 1-10 - “só Deus sacia a nossa fome”


Somos nós hoje os discípulos a quem Jesus envia para alimentar a multidão que tem fome da Sua Palavra, da Sua Presença, do Seu consolo. A multidão hoje caminha procurando saciar a sua fome de Deus com migalhas que o mundo oferece e Jesus continua olhando para ela com compaixão e, cheio de clemência,  nos interpela: “quantos pães tendes?” Ele tem conhecimento dos dons que possuímos e sabe que, se quisermos, podemos coloca-los à Sua disposição para que Ele abençoe, multiplique e nos devolva a fim de que possamos também alimentar a multidão ao nosso redor.  Algumas vezes nós também, como os discípulos de Jesus nos perguntamos como poderemos ajudar e nos sentimos impotentes diante das dificuldades e da carência das pessoas necessitadas de “pão”.  Só Deus sacia a fome do povo, mas Jesus, sabe que nós também podemos ser seus colaboradores na missão de salvar almas para o reino dos céus. Se olharmos para a nossa vida e fizermos uma reflexão do que existe em nós mesmos perceberemos que também nós possuímos os “sete pães e alguns peixinhos” de que Jesus precisa para saciar a fome do mundo. De alguma forma Ele nos conscientiza e nos assegura de que os sete pães que temos, poderão ser: tempo, saúde, fé, paz, boa vontade, amor,  inteligência. Os peixinhos que possuímos também podem ser o conhecimento da Palavra, o desejo de servir a Deus, disponibilidade, instrução, dons artísticos, intuição, sensibilidade, facilidade de comunicação. Tudo isto nos foi dado por Deus para que saibamos usar a serviço do Seu reino e Ele sabe o que cada um de nós possui. Hoje, somos nós as mãos de Jesus, as quais oferecemos ao Pai e pedimos que multiplique com a Sua graça. Por nosso intermédio Ele quer fazer o milagre do amor! Ele é poderoso para transformar o pouco que temos em alimento de amor para muitos. Ninguém é carente de tudo. Todos nós somos chamados a nos sentar e a partilhar com o nosso próximo os nossos “sete pães e alguns peixinhos”. Os pães nós já os temos, porque Deus já nos deu, precisamos apenas que reconheçamos a nossa realidade e que, “sentados”, isto é, firmes e confiantes,  os apresentemos a Jesus que  pedirá ao Pai e  o milagre Ele o fará! – Você percebe hoje no mundo a fome de Deus? – O que você tem feito? – Jesus tem lhe dado oportunidade para ajudar ao próximo? – Você costuma partilhar com o próximo os bens que tem? – Você se acha uma pessoa carente? - Quantos pães você possui?  Faça o cálculo e  os ofereça a Jesus. Ele irá multiplicá-los.        


3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento10 de fevereiro de 2018 às 05:55

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!! Foi muito importante pra mim especialmente a reflexão que você fez sobre o Evangelho de hoje!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir