.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

IDE E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODAS AS CRIATURAS – Maria de Lourdes Cury Macedo



Domingo, 13 de maio de 2018.
EVANGELHO DE MARCOS 16,15-20.   
        
Jesus durante 40 dias, depois da sua ressurreição, apareceu vivo muitas vezes para os apóstolos, deu-lhes muitas provas que estava vivo, comeu com eles, falou com eles, ensinou-lhes, deu-lhes muitas recomendações, falou-lhes do Reino de Deus.
         Antes de voltar ao Pai, o Senhor reuniu os discípulos e lhes confiou a grande missão de evangelizar o mundo. Eles serão as testemunhas do Senhor na Judeia, na Galileia, na Samaria e por toda a terra. Depois os levou para o monte das Oliveiras (At 1,12, e cumprida sua missão, o Senhor se despede de seus amigos dando-lhes uma missão: deu a eles o poder que recebera do Pai, e os envia a pregar e batizar em nome da Trindade Santa - Pai, Filho e Esp. Santo) dizendo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado. Vários sinais acompanharão aqueles que acreditarem: eles, em meu nome, expulsarão demônios, falarão línguas novas, pegarão serpentes com as mãos, e se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”  e levantando as mãos os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles pois, foi subindo ao céu e uma nuvem o escondeu aos olhos de todos.
         Nessa última conversa de Jesus ele envia a sua Igreja em missão: “Vão pelo mundo afora e anunciem o Evangelho a todas as pessoas”. A ordem de Jesus é muito clara e direta é para todos os apóstolos. Jesus confia aos apóstolos e discípulos de todos os tempos, os de ontem, os de hoje, os que ainda virão à missão, a ordem de ensinar a todos as verdades reveladas por Deus. Jesus não só fala aos apóstolos que morreriam alguns anos depois, mas fala também aos seus sucessores e também para todos nós hoje discípulos de Jesus. Somos hoje seus discípulos missionários e o nosso campo de trabalho é o mundo todo. Nós formamos a Igreja, nós somos a Igreja, por isso esta ordem é para todos nós batizados. Nós membros da Igreja não podemos ficar parados, é preciso se mexer, movimentar-se e movimentar os outros. Ser como o vento, que agita, que não se cansa de soprar.
         O apóstolo do Senhor leva a mensagem de libertação para todos os homens. Libertação do pecado, do mal, dos vícios, das tristezas, das doenças, da depressão, da falta de coragem, do ódio, da raiva, da inveja, das dificuldades, do egoísmo, de tudo que impede o homem de ser livre e libertador. Os apóstolos e discípulos têm a certeza que Jesus se faz presente na comunidade. É a comunidade que agora vai testemunhar Jesus. E Jesus dará toda a assistência para a comunidade, pois ele mesmo disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles”.
         Pelo batismo temos a missão de ser missionário de Jesus, que é servir aos homens, para levá-los todos a Deus. Sua pátria é o mundo todo. Sua mensagem é o anúncio da Palavra do Senhor: palavra de conversão, de amor, de perdão. Todos nós temos que levar aos irmãos a mensagem do amor que é Deus nosso Pai, que todos somos irmãos e que temos de levar uma vida digna de filhos de Deus. Temos que anunciar que o Senhor nos libertou do pecado, nos libertou da morte, porque nos tornou participantes da sua ressurreição, pois assim como Jesus ressuscitou, nós ressuscitaremos um dia.
         Jesus ensinou que a verdadeira é aquela que demonstramos pelas boas obras e que são necessárias para a nossa salvação. Deus quer que todos os homens se salvem e a todos oferece meios para que se salvem. Só não terá salvação àqueles que desprezam a fé e a salvação que Cristo trouxe para nós. Jesus anima os discípulos a pregarem ao mundo o Evangelho, pois Ele afirma que sempre estará com eles e diz que em seu nome farão muitos milagres.
         O Evangelho nos diz que “depois de falar com os discípulos, Jesus subiu ao céu e sentou-se à direita de Deus”. Esta expressão “sentou-se à direita” significa lugar de honra. Quer dizer que ele é Deus, é figura importante, é o Filho de Deus, é o próprio Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.
         A ressurreição de Jesus é o triunfo de Jesus sobre a morte. Ele venceu o mal, o pecado, a morte, ele é vencedor. Ele é mais forte que a morte. Seu poder é infinito. Para Deus nada é impossível!
         A Ascensão de Jesus ao céu é a sua exaltação, porque ele está sentado à direita do Pai, Este é o seu lugar de honra, pois ele é Deus. Na ascensão nós proclamamos que Jesus não está morto, mas continua Vivo, agindo no mundo, junto com o Pai, no Espírito Santo, isto é, Jesus unido ao Pai age no mundo por meio do Espírito Santo.
         Jesus subindo ao céu retirou do mundo a sua presença física, isto poderia nos parecer que Jesus se fez ausente, mas não, ele revela uma presença ainda mais forte por meio da vida dos discípulos, que tomam consciência de que nada que o mestre ensinou está perdido. Tudo o que eles aprenderam com Jesus agora testemunhariam no mundo. O apelo de Jesus é forte e desafiador: “Ide por todo o mundo, proclamando a boa nova a toda a humanidade.”
         Os discípulos de ontem e de hoje, são enviados a serem os comunicadores da boa notícia, cujo alcance não se resume a discursos, mas compreende, sobretudo, em gestos concretos em favor da vida, especialmente onde a vida está ameaça.
         Fiquemos atentos ao apelo de Jesus para evangelizar, somos os discípulos de hoje com a mesma missão dos discípulos de ontem. Com amor, fé, audácia, juntos poderemos construir a civilização do amor, fruto do nosso esforço em favor da justiça e da paz. Hoje nós somos Jesus para o nosso irmão.
        
Abraços em Cristo!
         Maria de Lourdes
        



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir